YGO CARD GENESIS

YGO CARD GENESIS

sexta-feira, 9 de maio de 2014

A escalada dos Monarcas rumo ao meta!

Fala pessoal beleza? Piradinho trazendo o primeiro post desde a paralisação do blog, para vocês. E dessa vez é um artigo sobre os Monarchs. Falarei dos antigos, dos novos e dos que ainda nem vieram, mas já empolgam. Bora lá?

O Passado


    Os Monarcas chegaram ao nosso tão querido cardgame por meio do booster Ancient Sanctuary, no distante ano de 2004. Isso mesmo, no dia 1° junho fazem 10 anos de existência dos monarcas! O primeiro e único monarca a sair nesse booster foi  Zaborg the Thunder Monarch, como super raro. Era a estreia dos grandes soberanos.
    No dia 1 de outubro do mesmo ano saiu o segundo monarca, Mobius the Frost Monarch, no booster Soul of the  Duelist, nas raridades super e ultimate. Mobius teve pouco mais atenção que seu irmão, já que Mystical Space Typhoon na época estava limitada, mas mesmo assim, nada fora do comum.

    No dia 20 de Novembro veio o Rise of Destiny e com ele o terceiro monarca,super e ultimate, Thestalos the Firestorm Monarch. O monarca do fogo até era interessante, mas assim como Mobius, não era nada incrível.

   Dia 26 de fevereiro de 2005 trouxe o quarto e considerado por muitos o pior monarca de todos, Granmarg the Rock Monarch, no booster Flaming Eternity. Mesmo não tendo ainda grandes efeitos, decks de monarca, liderados por Thestalos e Mobius começaram a ser usados por alguns poucos e valentes players da época.



      A decklist acima foi retirada dos arquivos do pojo, de um jogador que queria fazer uma deck monarca para entrar em um regional. É engraçado ver que muitos comentaram desmotivando-o a usar monarcas, dizendo que o deck era muito fraco e seus monstros boss não eram assim tão bons. Isso iria mudar, mas levaria dois anos para a mudança acontecer.

      No ano de 2007, ninguém se importava tanto com os Monarchs. Quando o set Force of the Breaker foi lançado, no dia 16 de maio, as pessoas sabiam que ele continha um dos mais poderosos monarcas, um dos pilares do deck até os dias atuais. Era a vez de Raiza the Storm Monarch, mostrar que os monarcas eram sim um arquétipo a ser temido.

   Pouco mais de um ano depois, no dia 2 de abril de 2008, o estruture deck The Dark Emperor, trouxe outro excelente monarca, Caius the Shadow Monarch. Com esses dois ótimos monstros, alem da adição de ótimas cartas como Light and Darkness Dragon e a mistura com os D.D. ou Destiny Hero, criaram duas poderosas variantes de monarca: O Macro-Monarch e o Perfect Circle



   O deck Perfect Circle fez os Monarcas serem considerados meta nos meados de 2008. O deck consiste em pouco a pouco conseguir uma enorme vantagem sobre o oponente. O maior suporte do deck são os Destiny Hero, especialmente o Disk Commander, que quando é invocado especial do cemitério, permite a seu controlador sacar 2 cartas, alem de virar um tributo para um monarca. Call of the  Haunted, Premature Burial e o prólevoprio Light and Darkness Dragon, eram responsáveis por trazer esse Disk Commander de volta. Light and Darkness negava os efeitos do oponente, gerando ainda mais vantagem e os monarcas entravam fácil em campo, removendo ou voltando algo para o deck e minando ainda mais as forças do adversário. A banlist logo cuidou do deck, banindo Destiny Hero - Disk Commander, e o deck logo caiu de popularidade.


   O Macro-Monarch por sua vez nasceu como uma vertente anti-meta, sendo eficiente principalmente contra o Perfect Circle. O deck se baseia no conceito de "Tributos grátis" usando a combinação de Dimensional Fissure ou Macro Cosmos com D.D. Survivor ou D.D. Scout Plane, que ficam voltando e gerando mais tributos.  Gravekeeper's Spy traz a si mesmo para servir de tributo e acelerar o deck enquanto Gravekeeper's Servant, em conjunto com Macro Cosmos, impede que o oponente ataque. Esse deck sobreviveu por muito tempo e podia ser visto algumas vezes até pouquíssimo tempo atrás, no entanto, quando Dimensional Fissure e Macro Cosmos foram para a lista de limitadas, esse deck se tornou muito inconsistente e acabou extinto.

     Alem de Caius, em 2008 foi lançado tambem Kuraz the Light Monarch , muito menos badalado que os anteriores já que seu efeito costuma ser nocivo de qualquer forma que usado.

    Pouco demorou até que, em meados de 2009, os monarcas atingissem sua mais famosa combinação. O deck, já bastante popular, formou uma forte aliança com os frogs, que alem de seu FTK, mostraram seu potencial para se tornarem foods de tribute summon. Com Swap Frog, Ronintoadin e principalmente Treeborn Frog o deck atingiu sua mais popular formação, conhecida até hoje. Era o inicio dos frognarchs.

     Por fim em 2010, no Starstrike Blast, um novo monarca surgiu. Era Delg the Dark Monarch, o primeiro e unico monarca a pertencer a um atributo que já possuia um monarca anteriormente.


O Presente


     O frog Monarch sobrevivia até os dias atuais, complementando sua fraqueza de não poder usar traps devido ao Treeborn com quick-plays como Enemy Controller, e sua natural habilidade de criar vantagem. Mesmo assim o deck nunca voltou a ser o que era na época do Perfect Circle. Mesmo assim o frognarch se estabeleceu e nada indicava que haveriam mudanças.

     Até janeiro de 2013, com o lançamento da Cosmo Blazer. O set que nos trouxe os Fire Fists também trouxe uma carta que despertou os olhares curiosos de muitos: The March of the Monarch surgia. Uma excelente carta, que no entanto não teve o devido uso devido sua incompatibilidade com Treeborn Frog e com o uso de extra deck. No entanto muitos (eu me incluo entre eles) cogitaram "Será que a konami esta disposta a apostar novamente nos Monarcas? Será que tem em mente mudar seu estilo de jogo?". Talvez fosse apenas mais uma carta para compor set, sem pretensão de sequencia, mas a novidade agradou muita gente e isso somado ao fato dos monarcas crescerem de popularidade na era Dragon Ruler (devido aos monstros Vanity's) chamou atenção dos olhos da nossa querida konami.
    Não tardou para que, no booster Shadow Specters, a konami mostrasse que planejava um futuro para os soberanos. Um novo sub-arquétipo surgiu, os Mega Monarch's, com o primeiro deles sendo Granmarg the Mega Monarch. No mesmo set foi lançada uma segunda spell continua, com o apropriado nome de Return of the Monarchs (O retorno dos Monarcas). Se o efeito da marcha, que não deixava os monarcas serem alvos ou destruídos pelo efeito de cartas, já havia chamado atenção, Return of the Monarchs chamou ainda mais. Seu efeito de buscare os monarcas do deck era o que muitos queriam, para se livrar daquelas mãos zicadas. Com as mesmas condições de The Seal of Orichalcos e The March of the Monarchs (não usar o extra deck) esboços de outras builds, sem os frogs, começaram a nascer. Eu mesmo fiz minha variante, o Tiki-Monarch.


       Com as cartas do set seguinte sendo reveladas, surgiram mais três cartas para o deck. O segundo Mega monarca, Mobius the Mega Monarch, com efeito bem melhor que o de Granmarg, chamou ainda mais atenção. Tambem vieram duas armadilhas, The Monarchs Awaken, uma Forbidden Lance melhorada para o arquétipo e The First Monarch, o primeiro trap-monster do arquétipo, que trás total apoio para o estilo de jogo dos mega monarchs. O sucesso foi tanto que surgiram variantes usando por exemplo, Ghostricks no lugar dos ultrapassados frogs.


O Futuro


Varias outras cartas já foram reveladas e prometem abalar o estilo de jogo do deck. Dois Megas, Thestalos the Mega Monarch e Raiza the Mega Monarch, já tiveram seus efeitos revelados e empolgam os jogadores sobre as possibilidades do deck. Outros monstros ,novos e velhos e que não pertencem ao arquétipo, como Jinzo, Vanity's Fiend e o ainda não lançado Majesty's Fiend, podem adicionar ao deck um estilo anti-meta e stun. Varias spells e traps de suporte foram anunciadas também. The Monarchs Erupt,é uma trap continua que reforça o conceito Stun, sendo uma Skill Drain que não afeta seus monarcas.A quick-play spell The Monarchs Storm Forth, cuida do problema dos tributos, permitindo que você use os monstros do seu oponente como tributo! Para finalizar a mais recente, que me inspirou a dar o nome deste post, Escalation of the Monarchs, uma trap TCG exclusiva da Primal Origin, que deixa você fazer Tribute Summon na Main Phase ou Battle Phase do oponente,combinando muito com The Monarchs Storm Forth. Tudo isso, somado a outros suportes que devem vir, podem sem duvida, levar os monarcas a algo que eles não vêem a muito tempo: O posto de deck meta!


Por hoje é só pessoal, até o proximo post. Se gostaram deixem um comentário, e não se esqueçam de curtir a pagina no facebook

2 comentários:

contador de visitas